12 de Novembro "Dia Nacional do Supermercado"

21/11/2009 13:12
O 12 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Supermercado porque justamente nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).  De lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de ainda mais negócios para o setor.
Mas as coisas nem sempre foram assim, as práticas mais antigas de varejo podem ser associadas ao estabelecimento de postos de comércio, e aos vendedores ambulantes, que carregavam suas mercadorias até povoados longínquos. O primeiro tipo de instituição de varejo foi o Empório /armazém que mantinha um estoque de mercadorias para atender às necessidades de uma pequena comunidade ou área rural. Ali, os consumidores podiam comprar artigos de vestuário, gêneros alimentícios, ração sementes, equipamentos agrícolas, remédios, óculos e doces. Os empórios prosperaram por muitos anos, mas as mesmas necessidades básicas que os originaram também os condenaram a uma existência limitada. As comunidades cresceram e novas lojas foram abertas, com linhas específicas de produtos como remédios, artigos secos, gêneros alimentícios e artigos de ferragens.
Os empórios não puderam mais competir, e seus donos ou os converteram em lojas com uma linha limitada de produtos ou os fecharam.
As inovações no varejo têm surgido para satisfazer os desejos e necessidades do
consumidor, que estão sempre mudando.
 Os supermercados surgiram nos primeiros anos da década de 30.

Supermercados são grandes estabelecimentos estruturados em departamentos que oferecem um estoque relativamente amplo e completo de mantimentos, carne fresca, produtos perecíveis e laticínios, complementados por uma diversidade de mercadorias de conveniência e não alimentícias, e que são operados basicamente no sistema de auto-serviço.

 

Hoje em dia, uma rotineira ida às compras, no supermercado pode ser considerada até um tipo de “passeio”, sobretudo para as crianças e pessoas mais velhas que se divertem e passam o tempo olhando as prateleiras e a variedade de itens que elas possuem.
O papel dos funcionários do supermercado junto à comunidade é algo a se destacar, não é raro ver aquela senhorinha batendo papo com a balconista, e sendo ouvida. Talvez aquela seja a única conversa que ela venha a ter naquele dia, daí a importância de funcionários amáveis e prestativos.
Fato que pode ser visto em um supermercado de nossa cidade, o Zé Maria, que mesmo sendo um supermercado grande, moderno e equipado, mantém uma proximidade com seus clientes, tratando a todos com muito respeito e cordialidade. Desde a moça do caixa, a Rose e até  o próprio Zé Maria, que ao invés de ficarem  no conforto de sua sala, vivem na loja conversando e dando atenção a seus clientes.
Fomos falar com ele, e descobrir como tudo começou?

Onde tudo começou - hoje a loja Zacarias

Fachada antiga do mercado

Inauguração loja atual

Fachada Atual

Interna do Supermercado

Festa de final de ano em 2005 - Aproximadamente 8.000 pessoas compareceram

 

O Zé Maria como a maioria dos Itauenses  trabalhou durante 13 anos na Cia de Cimentos e junto ao amigo Goninho tiveram a idéia de montar um supermercado.
O 1º supermercado foi instalado em 1996 onde hoje é a Loja Moveis Zacarias, e por lá permaneceu durante 4 anos, dos quais 1 ano em sociedade com o Goninho.
Eram 18 funcionários na época, alguns nomes como Vitinho, Lucia, Márcia, Cacilda, Sonisley, Carlinhos e Isaias( que começou no pacote e hoje é o gerente da loja), estão lá  desde os primeiros anos.
Durante 7 meses o Zé se desdobrava entre a Cia de Cimentos e o supermercado o que era muito desgastante  devido à troca de turnos, então precisou se decidir entre uma coisa e outra, e para o deleite de todos os cidadãos itauense, escolheu o mercado.
Hoje os dois supermercados estão sob a direção do Zé Maria da Rose, sua esposa e de seu filho que fica mais na loja de Fortaleza de Minas.
A “Família Supermercado Zé Maria” é composta por 68 funcionários em Itaú, que se revezam em dois turnos, entre padaria, loja, açougue, peixaria, feira, estoque, reposição, caixa e escritório. E mais 22 funcionários na loja  de Fortaleza de Minas, que já existe há dois anos.
Todo final de ano o Supermercado Zé Maria promove uma belíssima festa em 2005 ele conseguiu reunir 8 mil pessoas praticamente  Itaú inteiro estava lá, a rua foi fechada e o povo se divertiu como nunca.
As festas de final do ano estão  sob o comando do gerente Isaias, e são ações sociais para as crianças e que  mobilizam a cidade inteira. A criançada dança, come, bebe , ganha presentes e brinca muito numa ação solidaria , onde todos os funcionários participam de forma voluntaria, o que caracteriza realmente se tratar de uma família empenhada e feliz. E para esse ano aguardem  pois a diretoria avisa que as novidades virão do céu.......
Internamente são duas as confraternizações por ano, no sitio da família onde a galera se diverte o dia todo. Não é raro entrar no supermercado e ver os funcionários cantando enquanto trabalham, já vi até quem dê umas dançadinhas, Isso só fazemos quando estamos bem, e nos sentimos a vontade.
Cada qual a sua maneira encontramos pessoas de todo tipo: dos mais alegres aos mais tímidos, mas uma característica todos tem igual à prestatividade, basta não achar algum produto na prateleira e pronto, lá vai alguém com um sorriso no rosto, mostrar onde ele está.
A loja hoje é um destaque e em breve passara por uma reforma, o bom gosto da Rose responsável pelas compras da loja pode ser visto nas bolsas e bijuterias e brinquedos, e utilidades domesticas, lá tem uma infinidade de presentes para todos os gostos e bolsos.
Nos dias de hoje, onde a maioria do comércio não está aceitando nem cheques ou até cartão de credito, no supermercado Zé Maria tem gente que ainda tem do privilegio de comprar na fichinha ou na caderneta como diziam na época dos empórios.

Coisas de cidade pequena.  Ou de gente que ainda acredita no ser humano?

O Zé Maria é um empresário realizado e de sucesso. Religioso, afirma que nada teria e nem seria se não fosse pela graça de Deus,  e que a presença e a  proteção  D’ele é tão forte em sua vida e de sua família que se estende para o supermercado.
Engajado cumpre seu papel dentro da sociedade, solidário com os problemas alheios, não se furta a ajudar os necessitados, promover ações sócias e manter entidades. Tímido comenta “O que uma mão dá a outra não precisa saber”
Perguntado sobre o futuro, o Zé nos falou que muita novidade esta por vir, a ampliação do supermercado é uma delas, porem tudo a seu devido tempo.
Para o final do ano o supermercado já esta se preparando com uma variedade enorme de presentes e brinquedos, assim como o serviço de Buffet com o chefe de cozinha Juninho de Passos, que volta para acrescentar seus deliciosos pratos às ceias de final do ano.
A Família Zé Maria comemora o dia Nacional do Supermercado com a certeza do dever cumprido, pois são mais de 90 empregos diretos, e com isso  90 lares satisfeitos e felizes!!!

Cristina Queiroz

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados para Jornal A Gazeta de Itaú Ltda - Developed by André Grandi


Site de namoro