Cássio Soares recebe medalha Santos Dumont

30/10/2009 19:18

O subsecretário de Estado da Defesa Social, Cássio Soares, recebeu nesta segunda-feira (26) a medalha Santos Dumont no grau prata durante a solenidade de entrega no município de Santos Dumont, na Zona da Mata, onde o aviador nasceu. A honraria, concedida pelo  governador Aécio Neves, foi entregue a diversas personalidades pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia.
Sobre como se sentiu a receber a homenagem, Cássio Soares garantiu ter se sentido honrado. “Claro que me senti honrado com essa homenagem. Eu estava ao lado de figuras relevantes de Minas e do Brasil. Entretanto não me iludo com tudo isso. Mais que a minha pessoa, o Sudoeste de Minas - pela grandeza de seu povo -, é que foi homenageado. É assim que eu me vi recebendo a Medalha Santos Dumont”, afirmou.
Soares acrescentou que “o intuito da medalha é justamente lembrar o grande homem e mineiro foi Santos Dumont para a humanidade. Ser lembrado numa homenagem como esta já é um prêmio e o vislumbre de estar ao lado de mineiros de grandeza, é simplesmente  fantástico”, disse o passense.
A Medalha foi criada pela Lei 1.493, de 16 de outubrode 1956, para comemorar a realização do primeiro vôo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont.
O orador oficial da cerimônia, embaixador Affonso Arinos de Melo Franco Filho, relembrou a criação da comenda e importância do exemplo de Santos Dumont.
“Foi o governador Bias Fortes que criou essa medalha em homenagem e honra de um dos grandes mineiros que o Brasil pode oferecer ao mundo, que é Alberto dos Santos Dumont. E podemos pensar que Minas tem hoje todas as condições de continuar oferecendo homens dessa grandeza, dessa qualidade, desse espírito público ao nosso país e ao mundo”, disse Affonso Arinos.
A solenidade aconteceu na Fazenda Cabangu, onde nasceu o aviador, membro da Academia Brasileira de Letras.
Durante a cerimônia, foram agraciadas 165 personalidades que se destacaram no desenvolvimento da aviação e do Brasil. Em seu pronunciamento, o vice-governador destacou que Santos Dumont tem sido ao longo dos últimos anos grande exemplo para os mineiros e brasileiros.
“Não há dúvida alguma de que Alberto Santos Dumont, o mineiro que deu asas aos seres humanos, é o ícone maior da vocação mineira para a pesquisa, o desenvolvimento e a utilização do saber em benefício da humanidade. Santos Dumont não simboliza essa tradição apenas pelo fato de ter sido o primeiro a voar em um aparelho mais pesado que o ar, mas sobretudo pelo espírito com que orientou todos os seus trabalhos e invenções”, afirmou.
Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados para Jornal A Gazeta de Itaú Ltda - Developed by André Grandi


Site de namoro